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NUMERAIS DAS VELAS/VELEJADOR

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Mensagem por Ademir 26/02/09, 10:39 am

confused PREZADOS VELEJADORES
Tentei postar este assunto neste grupo a algum tempo atrás, fiz meus comentários e o assunto não foi avante, pois hoje, analisando a estrutura deste site, vi que a minha mensagem, esta na minha pasta de mensagens, e ela não foi avante.
Me desculpem aos entendidos nestes programas todos que hoje infestam a vida da gente, eu sou um manzanza em termos de informática e confesso não ter muito saco pra ficar batendo papo na Internet
Em todo o caso o assunto fica aqui novamente lançado para debates:
- Numeral do casco, numeral fornecido pelo fabricante que acompanhara o casco eternamente e registrado na classe;
- Numeral do velejador, numeral de velejador inscrito na ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VELA RÁDIO CONTROLADO, podendo ser utilizado em mais de um veleiro da mesma classe ou outras classes, em resumo este é o numerál que identifica o velejador, e este numerál é o que aparecera em suas velas. Esta solução não é invenção minha, já esta sendo adotado por outros paises, vejam que o Bantock muda de barco, mas seu numeral permanece.

Ademir

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NUMERAIS DAS VELAS/VELEJADOR Empty Re: NUMERAIS DAS VELAS/VELEJADOR

Mensagem por Antonio Souza Lima 03/03/09, 09:10 am

Amigo Ademir
São inúmeros os problemas que temos enfrentado na dificil missão de coordenar toda a vela Rádiocontrolada brasileira, em todas as suas classes, assim como o nosso relacionamento internacional com a ISAF/RSD com a IOMICA e com a RG-65/ICA . Estamos também, auxiliando na organização dos três campeonatos brasileiros oficiais IOM, RG-65 e 1M-ULY trabalho não falta graças a Deus; o que falta realmente, é algum elogio ou uma palavra de incentivo por aqueles que se tornam apenas espectadores. O velho jargão "É mais facil ser pedra do que Vidraça " coloca muito bem a situação em que nossos velejadores RC se colocam no Brasil e vc conhece isso muito bem . Poucos são aqueles que podem se dedicar exclusivamente a isso talvez eu, Antonio Augusto de Souza Lima seja o ÚNICO.
Baseado nessa premissa, esclareço a vc. que acabamos de fundir as adiinistrações dos ULY e IOM Acabamos de colocar no ar um site da ABC-1Metro não conseguimos pleno sucesso no recadastramento dos barcos 1 Metro ativos. estamos também ativando a ida dos Brasileiros para o mundial . e outros tantos problemas de medição de barcos e sua construção, essas também são questões prioritárias e necessitam muito trabalho mental e braçal.
O ponto que vc esta questionando, é sem dúvida nenhuma importantíssimo e quando adotado espero que venha solucionar de vez essa questão. Pretendo mais ainda quero que o numeral do velejador seja o mesmo inclusive nas diversas classes as quais ele seja filiado. exemplificando, os seus !metro , RG-65 e M terão o mesmo numeral de vela essa é a idéia. Sei que será complicada e trabalhosa a sua inserção entre nós mas será feito adotada ao seu devido tempo mas, infelizmente ainda não é chegado o momento de tratarmos disso existem muitas coisas envolvidas nessa modificação pretendida e não se pode fazer de qualquer jeito pois teremos muitos problemas futuros. É preciso ser feito um profundo estudo a respeito em conjunto com os interessados onde ouviremos opiniões e discutiremos soluções para posterior aprovação e adoção do novo sistema que inicialmente terá um período para adaptação e prazos estabelecidos para as devidas modificações . Você concorda que velas terão que ser re- numeradas ou até desprezadas , e tudo o mais que esse plano de ação envolve envolve.
Essa questão ésem dúvida nenhuma uma das prioridades dessa administração e como tal será tratada aguarde mais um pouco e logo iniciaremos em conjunto os estudos e discussões a respeito.
Todas as suas manifestações são sempre muito bem vindas e prontamente analisadas e respondidas pois trata-se de velejador emérito e desuma importância na vela RC brasileira
.
Forte abraço
Antonio Augusto de Souza Lima
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NUMERAIS DAS VELAS/VELEJADOR Empty Entendendo Numerais.....

Mensagem por Fred Rocha 16/03/09, 01:24 pm

Caros amigos,

Tentarei dar a minha contribuicao neste assunto importante......

Na classe IOM cada barco podera chagar a ter 3 numerais diferentes .


O primeiro numeral nos chamamos de Numeral do Fabricante ou BIN(boat id number).....este e dado pelo fabricante do barco;tal numero e usado para que o fabricante localize em qualquer lugar no mundo o barco produzido.Esse numeral jamais sera mudado.....o mesmo e localizado dentro do casco.

O segundo,chamamos de Numeral de Registro......este e dado pela Autoridade Nacional da Classe.....cada NCA tem uma maneira de administrar regida pelos suas necessidades.Tal numero corresponde ao registro do barco perante a NCA do pais correspondente ao atleta.Os 2 ultimos digitos desse numeral de registro e que determinara o numeral de velas.
Esse numeral devera mudar se o barco for registrado em um pais diferente,caso contrario,o barco continua com o mesmo numeral de registro mesmo sendo registrado por outro proprietario.......o proprietario muda,mas o numeral de registro continua o mesmo.Este numeral deve corresponder as regras de equipamento da ISAF onde o mesmo devera vir acompanhado com as siglas da representacao de cada pais....EX: BRA 111 ....este numeral tende estar visivel em qualquer area no deck do barco.

E por ultimo o que chamamos de Numeral de Vela Personalizado ou PSN(personal sail number)....este foi criado apos NCAs como GBR,AUS,USA onde a flotilha ativa ultrapassa a casa da centena.Isso ajuda na administracao de eventos de grande porte.Esse numeral tambem e dado pela Autoridade Nacional da Classe e somente por ela.A mesma deve emitir um certificado separadamente do de registro do barco constando nesta o Numeral de Registro e o Numeral de Vela Personalizado cedido ao atleta.

Nao sei se ajudei como gostaria,porem fico a disposicao para qualquer esclarecimento....

Cheers,

Fred Rocha


Última edição por Fred Rocha em 20/03/09, 02:22 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Antonio Souza Lima 19/03/09, 05:00 pm

Sua contribuição foi ótima e esclarecedora. Estaremos muito em breve( no segundo semestre deste ano) discutindo esse assunto com todos os velejadores Brasileiros. É do conhecimento de todos a minha posição com relação a esse assunto já a muitos anos atráz. Todos sabem que sempre fui favoravel ao Numeral de Vela Personalizado (NVP) e, vou mais longe ainda, esse numeral poderá ser usado pelo referido atleta em todas as classes RC das quais ele participe.

Grato

Antonio Augusto de Souza Lima

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Mensagem por Rene 03/05/09, 08:15 pm

Para quem ainda não sabe, faltou apenas dizer que na classe RG65 só existe o numeral da vela.

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Mensagem por Antonio Souza Lima 04/05/09, 10:35 am

A classe RG -65, para quem não sabe, está em fase de revisão e atualização de suas normas e regras, a nivel mundial, atravéz da ICA (International Class Association) . Assim que tivermos as normas e regras atualizadas aprovadas, passaremos a adotá-las . A ABC/RG-65 utiliza atualmente apenas e tão somente as regras vigentes no momento.
Para O II campeonato brasileiro da classe, iremos adotar um procedimento de medição que deverá estar disponivel para esclarecimento de todos , nos sites oficiais do campeonato e da ABC/RG-65 com atecedencia suficiente para que os participantes possam cumprir as solicitações constantes do mesmo.
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Mensagem por afcb 20/11/09, 04:03 pm

Boa noite,

Não pude deixar de ler este tópico e de deixar a minha opinião...
A ideia de ter um numero por barco, até pode ser engraçada, mas não pratica quando se tem dois IOM's, um de madeira e um de fibra e se transporta os RIG's de barco para barco.
Se amanhã corro com o de Madeira ou com o de fibra tanto me faz, porque as velas serão as mesmas, só tenho que fazer as devidas correcções conforme o RIG.

Dai, acho que o casco deva ter um numero, na classe IOM, de acordo com as regras da classe é obrigatório inclusive, e que as velas devem ter numeros de acordo com a pessoa.
Até porque nos habituamos a ver quem anda, isto é, eu sei a quem pertence aquele barco, porque me habituei a ver a quem pertence o numero...

O meu numero por enquanto é POR 03, mas os meus cascos são o POR 01 e o POR 195, se me virem correr, correrei sempre com o mesmo numero, independentemente dos barcos.
Como neste momento estou a tentar registar-me na classe cá, para correr com o BRA XX nas velas, gostaria de ter apenas um numero de vela, porque não acho que seja pratico ter que pintar os numeros nas velas acada vez que mudo de barco...

Posso estar errado, mas é sempre mais uma pessoa para contruir/pensar...

Quanto a haver pessoas para trabalho mental e braçal... Às vezes pedir e responder aos emails ajuda a que as outras pessoas também queiram colaborar... Eu pelo menos, assim penso!

Saudações
António (Kikas)

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Mensagem por Antonio Souza Lima 01/12/09, 12:03 pm

Meu caro.
A decisão de termos apenas um numeral de vela que seja pertencente ao velejador,e não ao barco, é um pouco complicado. Aqui no Brasil, pretendemos ir mais longe a adotarmos o numeral do velejador para todas as classes das quais ele participa.
Já fizemos, a tempos atrás uma tentativa sem resultado mas , como secretário Executivo da vela RC brasileira, farei nova enquete para ver se chegamos a um acordo pois como disse antes temos atualmente tres classes bem ativas no Brasil sendo que os velejadores são sempre os mesmos e portanto um numeral único iria facilitar muito o reconhecimento.
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Mensagem por afcb 01/12/09, 05:42 pm

Caro Antônio,

Permita-me discordar e até opinar, e espero que ninguém se zangue com o que eu penso, mas não pretendo ofender ninguém...
Pelo que sei existem 3 classes aqui, a RG65, a IOM-Uly e a IOM...
Na realidade apenas uma delas é reconhecida pela ISAF (não tenha a certeza desta afirmação...), sei que outras classes estão em discussão de entrada ou não, mas até isso acontecer, a minha ideia é que não se deve misturar águas...
Como dizemos meio na palhaçada, meio a sério "na outra margem"... "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!" Very Happy

Num pais como Brasil, que é o 5º maior do mundo em área, que tem 8 milhões e qualquer coisa de Km2 e 190 milhões de habitantes, não me parece que a coisa seja dificil, ou se é, é porque as pessoas complicam...
Ora vejamos...
França, tem numeros de casco e numeros de vela....
Inglaterra, tem numeros de casco e numeros de vela...
Espanha, tem numeros de casco e de vela...
Portugal, tem numeros de casco e de vela...
Porque o Brasil tem que ser diferente?! (A roda já foi inventada, às vezes basta ver o que os outros passaram)

Devo dizer que em Portugal já existiu o mesmo problema que aqui só que o numero de sócios foi subindo e o de barcos também, e até havia quem tivesse pelo menos que eu tenha contado uns 20 barcos (haja dinheiro e ciência para os fazer!)...
Assim, lamento discordar que seja dificil, mas eu no meu caso, habituei-me que tanto na classe Micro Magic onde tive 3 barcos, como na IOM, em que já vou também no 3º barco, que o meu numero de vela seja sempre o mesmo, o que facilita para quem quer ter vários barcos e jogos de velas que dêem em todos, o meu caso e de muitos pelo mundo fora...
Dando como exemplo:
Fui correr na Regata Nicanor e Gémeos do Mar este ano, no RYC - Sailing com o meu Isis, agora que vou no proximo fim de semana ao estadual, devo levar o meu Finimho, a vela só não terá o mesmo numero, porque em vez de POR 03, correrei com o BRA 63, mas numa outra vez que vá com qualquer um dos barcos, o numero será sempre o mesmo...

Ainda mais um ponto de curiosidade...
O Isis, foi adquirido em Inglaterra, e tem o numero de casco GBR 2489, como seria o numero de vela na classe IOM aqui no Brasil?

Saudações
António (Kikas)

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Mensagem por Antonio Souza Lima 30/12/09, 09:01 am

Meu Caro.
Pelo visto você não entendeu direito a minha posição.
Como coordenador geral da VELA RC BRASILEIRA, certas mudanças ao serem planejadas e propostas, precisam do aval da maioria das pessoas envolvidas .
O que fiz, recentemente, foi uma consulta com votação ao conselho deliberativo a respeito desse assunto (NUMERAL ÚNICO PARA O VELEJADOR) para que uma vez aprovada, essa modificação possa ser levada ou não a efeito, por este coordenador.
Pessoalmente, sempre fui a favor desse sistema. Me parece muito mais simples e fácil para reconhecimento de velejadores e seus barcos, quer seja pelos juizes assim como pelos próprios participantes.
A implatntação desse sistema, no nosso caso, em função da situação atual irá requerer uma grande colaboração dos velejadores e coordenadores assim como dos comodoros dos diversos clubes brasileiros que se INTERESSAM pela vela RC . porém nada impossível.
Mas, ainda me parece um pouco cedo para cuidar da implantação , todos os problemas que venham a surgir em função dessa mudança, caso aprovada, serão tratados com a devida cautela e sempre democraticamente , ouvindo-se todas as opiniões e sugestões de todos que assim queiram fazer.
Será trabalhoso mas ... será mais um passo para o desenvolvimento , engrandecimento e organização da Vela Rádio Controlada Brasileira
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